O que é o MPL?

O Movimento Passe Livre é um grupo de pessoas comuns que se juntam há quase uma década para discutir e lutar por outro projeto de transporte para a cidade. Estamos presentes em várias cidades do Brasil e lutamos pelo democratização efetiva do acesso ao espaço urbano e seus serviços a partir da Tarifa Zero!

1016578_481613835249834_1870820284_n

O MPL:

Não somos ligados a nenhum partido ou instituição. O MPL é um movimento social independente e horizontal, o que significa que não temos presidentes, dirigentes, chefes ou secretários, todos tema mesma voz e poder de decisão dentro dos nossos espaços. Nós acreditamos que não devemos esperar por iniciativas e ações de políticos e empresários, e que somente a organização e iniciativa popular pode conquistar modificações realmente significativas na sociedade. É o povo, somente ele,que tem o poder e a vontade necessária para mudar as coisas e construir um transporte, uma cidade e mesmo um mundo diferente. Isso ficou claro em 2004e 2005, quando ocupamos as ruas de Florianópolis por dias, até que o aumento absurdo das tarifas fosse cancelado. A mesma ideia se confirmou em 2013, quando nos mobilizamos em várias cidades do país e conquistamos algumas melhoras importantes para o transporte: como o revogamento das tarifas em várias capitais e a inclusão do transporte como direito social básico.

Pensamos na mudança da sociedade através da mudança na lógica da mobilidade urbana com a implementação da Tarifa Zero. Não queremos que os ônibus tenham catracas, que impedem tanta gente de ir e vir em todas as grandes cidades do Brasil e que hoje excluem 37 milhões de brasileiros que não podem pagar as tarifas do transporte coletivo . Mas sabemos que só isso não basta. Além da exclusão pelo transporte,há desigualdades entre brancos e negros, homens e mulheres, ricos e pobres.Temos um mundo inteiro para reconstruir! A catraca que o MPL repudia é também simbólica. Existem catracas invisíveis por todas as partes, impedindo acesso pleno aos espaços e serviços. Precisamos juntos destruir todas elas. Pela luta queremos construir um mundo em que não haja nenhuma catraca! 

599543_531574790229584_381712466_n

A Tarifa Zero:

A Tarifa Zero é o meio mais prático e efetivo de assegurar o direito de ir e vir de toda população nas cidades.Essa ideia tem como fundamento o entendimentode que o transporte é um serviço público essencial, direito fundamental que assegura o acesso das pessoas aos demais direitos fundamentais, como asaúde e a educação.

Com o crescimento sem planejamento das cidades, o acesso à saúde, àeducação, ao lazer, ao trabalho, entre tantos outros, ficou extremamentecomplicado, custando além de muito dinheiro, várias horas do nosso dia. Nas grandes cidades os deslocamentos são uma necessidade diária, pois sem eles a vida social ficaria inviabilizada.

Nos locais mais distantes dos grandes centros, o acesso aos direitos fundamentais só pode ser concretizado através do transporte coletivo. E para assegurar que o conjunto da população possa desfrutar desses direitos,o transporte precisa ser público e gratuito. Caso contrário, as pessoas quenão tem dinheiro para pagar a tarifa não poderão chegar aos seus destinos e exercer os seus direitos.

A Tarifa Zero será feita através de um Fundo Municipal de Transporte, que utilizará recursos arrecadados pelo município, em escala progressiva, ouseja: quem pode mais paga mais, quem pode menos paga menos, e quem não pode, não paga. Esses recursos são basicamente o IPTU e o ISS. O IPTU de bancos, grandes empreendimentos, mansões, hotéis, resorts, shoppings,etc., será aumentado proporcionalmente, para que os setores mais ricos da cidade contribuam de maneira adequada, distribuindo renda e garantindo aexistência de um sistema de transportes verdadeiramente público, gratuito e de qualidade, acessível a toda a população, sem exclusão social.

 

Anúncios

Um comentário em “O que é o MPL?

Adicione o seu

  1. Professor, Nildo Domingos Ouriques, imaginen se nas Jornadas de Junho, essas coletivos conseguissem as assinaturas via projeto de Lei de Inicitiativa Popular. E essas proopstas tivessem o cunho de apresentar o ‘fim do voto obrigatório’, ‘reforma política’,’ fim da militarização das policais,’ e o’ Passe libre irrestrito para o transporte e impostos ao pobre. Nessa hipotese de aprovação, como reagiria a Direita nesse pais? E é possivel um quadro desses?
    Agora mesmo · Editado · Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑