Mãos ao alto!

metropolitana
Quem mora ou trabalha na região metropolitana de Floripa já está sabendo: a passagem subiu de novo! Os intermunicipais tiveram aumento de até 40 centavos. Parece pouco? Pense no tanto de coisas legais que você poderia fazer com R$ 255,00. Se você mora na Palhoça e tem que vir todo dia pro centro de Floripa vai gastar essa quantia a mais por ano agora que a passagem subiu. Como se não bastasse os mais de 3,4 MIL REAIS que um trabalhador do continente desembolsava por ano para pagar o latão, agora serão R$ 3.720,00. Imaginem o quanto isso pesa no orçamento de uma família inteira. Cada centavo aumentado na passagem significa, no final do mês, uma porção de coisas que essas famílias deixarão de fazer, lugares onde não poderão ir, comidas que deixarão de comprar. Quanto mais longe a pessoa mora do centro, mais prejudicada ela fica. Aumentar a tarifa é um ato de violência inaceitável contra essas pessoas.

A passagem foi aumentada sem muito aviso prévio pelo Deter (Departamento de Transportes e Terminais de Santa Catarina) e vale para as linhas operadas pelas empresas Jotur, Biguaçu, Estrela, Imperatriz e Santa Terezinha. O Deter já deu as desculpas de sempre (aumento de custos, aumento do salário dos motoristas e cobradores, inflação, etc..). Mas porque é que nós, passageiros, é que temos que pagar a conta? Porque não tiram o dinheiro do lucro das empresas incompetentes que controlam o transporte? Nós não temos opção e somos obrigados a usar esse serviço de bosta e pagar caro por ele. O Deter não pode ficar impune praticando essas arbitrariedades e prejudicando a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade. Estão tirando o povo de otário e enchendo os bolsos de dinheiro.

A hora é de revolta. Mobilize-se no seu bairro, feche a rua de suas escolas, converse com seus vizinhos. Esse aumento é violento, imoral e não pode passar em branco!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑