contraoaumento

A prefeitura quer aumentar a tarifa do busão: não se deixe enganar!

noticias do dia mente - aumento da tarifa florianopolis

Desde que saiu a notícia, na última sexta-feira, dia 19, de que haveria aumento da tarifa de ônibus em Florianópolis, a imprensa da cidade tem se mobilizado para blindar o prefeito e mesmo confundir a população. Cesar Souza deu nos últimos dias uma série de entrevistas para tentar melhorar sua imagem, já desgastada com a Operação Ave de Rapina, as diversas tentativas de reajuste do IPTU, e o caos da mobilidade urbana, a qual a tão anunciada licitação do transporte como “salvação” do sistema apenas gerou meia dúzia de ônibus pintados e o corte de diversas linhas e horários de ônibus. Mas o destaque sempre ficou na questão do aumento da tarifa, com a tentativa de justificar o aumento e passar a imagem de que o prefeito estava impedindo o reajuste da passagem.

O jornal Notícias do Dia chegou ao absurdo, na última terça-feira, de estampar em sua capa a noticia “Prefeito segura aumento”, e na matéria usar o título “Descartado reajuste da passagem”. Dessa forma, manipulam os fatos para confundir a população, como se no que dependesse do prefeito o aumento da tarifa estivesse descartado.  Mas nas próprias entrevistas o prefeito deixou claro que o aumento apenas não ocorreria no dia 1º de janeiro, mas aconteceria ao longo do primeiro mês do ano.

O argumento utilizado pelo prefeito Cesar Souza é de que esse aumento seria feito a partir de uma análise técnica da Secretaria de Transporte. Ora, foram esses técnicos da prefeitura que organizaram uma licitação direcionada para as mesmas empresas que já operavam e que são subordinados a um secretário que é facilmente visto pela cidade de mãos dadas com empresários da Fênix (a Ave de Rapina do transporte); também eram técnicos da prefeitura que organizavam as licitações fraudulentas no IPUF e na Fundação Franklin Cascaes, como foi descoberto pela Operação Ave de Rapina. Ou seja, no que depender da prefeitura, esse aumento virá e não é difícil que a tarifa chegue aos R$3,20 como desejam os empresários do transporte, um aumento de 45 centavos em apenas 45 dias operando o sistema dentro do novo contrato!

Não podemos deixar eles nos desmobilizarem, é preciso estarmos atentos e nos organizarmos para irmos às ruas fazer a pressão necessária para barrar esse aumento!

O Movimento Passe Livre Florianópolis convoca toda a população a ser organizar contra o aumento, na luta por um transporte público de verdade, de qualidade, que atenda aos interesses do povo e não dessa meia dúzia de empresários, que lucram milhões explorando nossos deslocamentos pela cidade com um serviço de transporte caro e de péssima qualidade.

Juntos vamos barrar o aumento, pela força das ruas e da organização popular!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s