Santo Juninho, o prefeito milagreiro!

 

santo juninho

Nas últimas semanas, a população de Florianópolis tem sido apresentada a uma série de inovações no transporte coletivo. Tem projeto de Teleférico no Maciço, Tarifa Social para o povo, redução no preço das passagens, Passe Livre pros estudantes pobres e muita tecnologia no novíssimo SIM (Sistema Integrado de Mobilidade). Será que a prefeitura resolveu finalmente tomar vergonha na cara?! É um milagre?!

Sabe de nada, inocente!

Relembrar é viver. Como foi que tudo isso aconteceu? Ano passado, foi lançado o edital de licitação do transporte. Este apresentava claras indicações de fraude, limitando a concorrência. Isso quer dizer que só as mesmas empresas de sempre – que prestam um serviço porco há mais de 80 anos – poderiam concorrer a licitação. Dito e feito: com o novo nome de Fênix, essas empresas ficam com o direito de explorar o transporte da cidade por mais 20 anos. A lógica estrutural do sistema também permanece intacta: o transporte continua sendo visto como mercadoria. A demissão de 350 trabalhadores é a primeira medida para aumentar o lucro. Os cortes de linhas e os ônibus cada vez mais lotados fazem parte desse sistema que não está nem aí para os usuários. Não foi apresentada nenhuma proposta para a integração com a região metropolitana, onde mora quem mais sofre com o preço das tarifas e as péssimas condições nos ônibus. A verdade é que o prefeito é mesmo um cagão e só fez foi garantir o lucro das empresas. Assim como a pintura nova disfarça os ônibus de sempre, o papinho da tecnologia tenta esconder que de novo esse sistema não tem é nada. Mas pra não dizer que não falamos das flores do SIM…

A aparição dos 15 centavos.

Para alegria geral do povo, o prefeito resolveu abaixar a tarifa imediatamente! Que maravilha! O problema é que, nesse caso, a própria população esta pagando essa redução. Epa! Como assim? Quando a tarifa estava custando R$2,90 (dinheiro) e R$2,70 (cartão) o subsídio era de 28 centavos por passageiro. Esse valor é pago pela prefeitura aos empresários para aumentar ainda mais o lucro das empresas usando como desculpa o custo das isenções (idosos, pessoas com deficiência, etc.). Ou seja, o passageiro pagava R$2,90 e a prefeitura R$0,28, totalizando um total de R$3,18. Agora com a passagem a dinheiro custando R$2,75 o subsídio da prefeitura subiu para 42 centavos, ou seja, R$2,75 + R$0,42 dá um total de R$3,17. Isso quer dizer que deixamos de pagar diretamente alguns centavos e passamos a pagar mais através do subsídio. A redução real da passagem foi de um mísero centavinho. Essa redução por aumento do subsídio poderia ter sido feita antes e não é resultado de licitação nenhuma. Mas toda redução é válida, né? Só que o edital da prefeitura diz que as empresas podem aumentar as tarifas todos os anos.

A sagrada Tarifa Social.

Hoje, a chamada Tarifa Social já é aplicada em linhas que circulam nos locais com maior concentração de famílias de baixa renda. Essas linhas são geralmente sucateadas e não possibilitam que os moradores paguem o mesmo valor para outras regiões da cidade, prendendo as pessoas no trajeto casa – trabalho – casa. A nova Tarifa Social, de R$ 1,75, vai valer para quem tem renda familiar de até 3 salários mínimos. Dessa forma espera-se que essas pessoas possam circular em todas as linhas (não metropolitanas) pagando esse valor. Mas, se realmente existe interesse em se melhorar o acesso à cidade, porque não tornar a Tarifa Social um direito? Como benefício, bastará essa gestão acabar para a Tarifa Social estar à beira da morte, levando com ela o Passe Livre estudantil para estudantes de baixa renda. Além disso, ao instituir a Tarifa Social a prefeitura reconhece que o transporte coletivo, na capital, é para os pobres. Com isso, segue a sua mania feia de privilegiar as políticas de incentivo ao uso de carros, criando filas cada vez maiores.

Abençoado seja o Passe Livre.

O Passe Livre estudantil foi aprovado na Câmara em 2004, graças às manifestações e muita insistência da população de Floripa. Naquele momento, o projeto de lei foi aprovado na câmara, porém vetado durante as férias escolares por um desembargador que inventou que a medida era inconstitucional. Essa mesma proposta, de Passe Livre estudantil universal e irrestrito, para todos os estudantes da cidade, depois foi aprovada no Distrito Federal graças à luta popular. O Passe Livre que a prefeitura defende agora, atrelado à Tarifa Social, além de excluir outros estudantes que também precisam, não é um direito, mas somente um benefício, que poderá ser retirado quando for conveniente. Se o prefeito não fosse um covarde, ampliava o passe livre para o povo e o transformava em um direito.

Bendito teleférico nas alturas.

Outra novidade santa é o tal do Teleférico que vai ser construído no Maciço do Morro da Cruz e que custará uma bagatela de dois milhões de reais por mês em subsídio. O teleférico terá somente 3 estações: centro, alto do morro e UFSC. A questão é: quanto será que vai custar a passagem? Alguns estudiosos do sistema de mobilidade já indicaram que com o mesmo valor seria possível colocar várias linhas novas de ônibus para atender a população do Maciço, com a vantagem de ter vários pontos de parada e caber muito mais gente. No Rio de Janeiro um projeto muito parecido foi implementado no Morro do Alemão e o resultado é que o Teleférico de lá só tem servido para os turistas.

Oremos!

Esse é um debate extenso e cabe a nós, população da Grande Florianópolis, conhecer melhor as propostas e participar ativamente das decisões que tocam as nossas cidades. Nós, do Movimento Passe Livre, estamos de olho e temos uma boa memória. Ao lado do povo lutamos para conseguir um transporte mais digno e uma cidade mais justa. Nós temos memória e não nos deixamos enganar com esses sermões fuleiros do prefeito que só quer é garantir o lucro das empresas de transporte, já que o grande Deus desses caras é o dinheiro!

 

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