Chamado para a Mobilização Nacional Indígena em SC!

morro dos cavalos

Chamado de solidariedade:

Companheiros/as,
Entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro, o movimento indígena no Brasil está promovendo uma série de MANIFESTAÇÕES acerca da situação grave que estão vivendo. Trata-se de uma sucessão de projetos de leis (no âmbito do legislativo) e de medidas governamentais (no executivo) que afrontam DIRETAMENTE os direitos garantidos pela CONSTITUIÇÃO de 1988 ( PEC 215, PL 1610, PL 2498 portaria 303-AGU419). Todos estes tem como alvo os DIREITOS SOCIAIS dos povos indígenas em, especial o DIREITO à TERRA e aos recursos nela existentes, e estão diretamente ligados ao avanço do grande capital no país (agronegócio, empreiteiras,mineradoras, industria do turismo, capital imobiliário).

Em SC a situação é igualmente grave: além da demora absurda na homologação das suas terras e descumprimentos de medidas compensatórias exigidas por lei nos locais onde foi feito algum acordo, lideranças indígenas são ameaçadas por grupos anti-indígenas que aumentam seu poder no governo, nas mídias e até mesmo em associações civis de todos os tipos.

Queremos conversar com as/os companheiros de todos movimentos sociais, sindicais, comunitários, feministas e todas/os os que já atuam no âmbito dos direitos humanos e na resistência a este projeto societário desigual, desumano e destruidor, que avança a olhos vistos em nosso Pais.

Assim, convidamos todos para um grande ato em SC:

Dia: Quarta-feira – 02 de outubro de 2013.

Horário: 08:30h.

Local: Aldeia Guarani Morro dos Cavalos.

( margens da BR-101, no sul de Palhoça)

Mais informações sobre as atividades da Mobilização Nacional Indígena!

Assista aqui uma entrevista na Rádio Campeche com a cacique Eunice Parai, da aldeia Guarani-Mbya do Morro dos Cavalos e com o Cris Mariotto:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑