Quinta: Mulheres e transporte!

O coletivo feminista Somos Pagu convida para uma conversa sobre mobilidade urbana e mulheres. O debate vai acontecer nessa quinta (dia 05/09) às 15h no CFH (UFSC). A ideia é que a gente se encontre lá no café e depois arrume um cantinho mais tranquilo para conversar.

1243272_541677642571664_1688480517_o

Para começar a discussão, recomendamos o texto Por uma vida sem catracas e sem machismo da Flora!

A mobilidade das mulheres

As mulheres responsáveis pelos domicílios constituem-se um dos segmentos mais vulneráveis ou em desvantagem social.  Para as metrópoles brasileiras, 37% das famílias de baixa renda têm a mulher como principal provedora, enquanto nas  famílias com renda mensal acima de três salários mínimos o índice é de 26%.

Além de terem menos oportunidades de trabalho e menores rendimentos, se comparadas aos homens, as mulheres  responsáveis pelos domicílios possuem padrões de mobilidade diferentes. Para conciliar o trabalho com outras atividades,  como tomar conta das crianças (levar e buscar para escola ou creche), as mulheres fazem mais viagens, porém mais curtas  e em horários e itinerários distintos. As mulheres utilizam com mais intensidade o modo coletivo e andam mais a pé. Muitas  mulheres que têm como ocupação principal o trabalho doméstico têm de fazer mais de duas viagens por dia e, por isso,  vêem limitadas suas oportunidades de trabalho, pois têm que pagar mais que duas tarifas para chegar ao local do emprego.

A atual oferta de serviços de transporte nem sempre atende às necessidades das mulheres. Isso reforça a necessidade da  re-adequação da oferta, com criação de novos horários, itinerários e serviços diferenciados, levando em conta os padrões  de mobilidade desse gênero.
________________________________
Extraído de Gomide, A. A. (2003) Transporte urbano e inclusão social: elementos para políticas públicas. IPEA, TD n. 960,  Brasília, DF.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑