MPL Floripa

Barrar o Aumento

Calendário da Semana de 09 a 16 de Maio de 2010

As Comissões são abertas e todos estão convidados a participar! Cada uma divulgará suas reuniões e atividades pela lista. Fiquem atentos

LEMBRANDO QUE ESTE CALENDÁRIO NÃO IMPEDE QUE OUTROS ATOS E ATIVIDADES OCORRAM!!!

SEGUNDA-FEIRA (10/05)

Manhã:

* Atos descentralizados:

* Trindade: concentração a partir das 10h na Concha Acústica. Ato às 12h, na saída das aulas.

*(Saída da udesc pra UFSC 11:30 )

* Centro: saída das aulas do CEFET e IEE;

* Sul: horário a definir. Depende da organização dos bairros e dos colégios;

* Norte: horário a definir. Depende da organização dos bairros e dos colégios;

Tarde:

* Confecção de material: Toda a tarde, a partir das 13h no Centro de Convência (DCE) da UFSC. Outros colégios, associações, etc.: PROCUREM CONFECCIONAR SEUS MATERIAIS TAMBÉM!

* (Saída UDESC: Concentração as 15:30 na Arena do CEART para dirigir-se ao centro).

Noite: PRIMEIRO GRANDE ATO NO CENTRO! CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 17H NA FRENTE DO TICEN

TERÇA-FEIRA (11/05)

Manhã:

* Atos descentralizados:

* Trindade: concentração a partir das 9h na Concha Acústica.

* Centro: saída das aulas do CEFET e IEE;

* Sul: horário a definir. Depende da organização dos bairros e dos colégios;

* Norte: horário a definir. Depende da organização dos bairros e dos colégios;

Tarde:

* Confecção de material: Toda a tarde, a partir das 13h no Centro de Convência (DCE) da UFSC. Outros colégios, associações, etc.: PROCUREM CONFECCIONAR SEUS MATERIAIS TAMBÉM!

Noite: colagem de cartazes pela cidade. Concentração: 18h no DCE – UFSC e no Centro (a definir);

QUARTA-FEIRA (12/05)

Manhã:

* Ato de chamada para quinta-feira: a partir das 11h30 na Frente do TICEN;

Tarde:

* Confecção de material: Toda a tarde, a partir das 13h no Centro de Convência (DCE) da UFSC. Outros colégios, associações, etc.: PROCUREM CONFECCIONAR SEUS MATERIAIS TAMBÉM!

Noite:

* Reunião Geral da Frente: Avaliação da Semana e Planejamento do ato de quinta-feira;

QUINTA-FEIRA (13/05)

Tarde:

* Confecção de material: Toda a tarde, a partir das 13h no Centro de Convência (DCE) da UFSC. Outros colégios, associações, etc.: PROCUREM CONFECCIONAR SEUS MATERIAIS TAMBÉM!

Noite:
SUPER MEGA ATO!!!! CONCENTRAÇÃO: 17H EM FRENTE AO TICEN!

SEXTA-FEIRA (14/05)

Noite:

* Festa da Frente: local a definir (Comissão organizadora formada)

SÁBADO (15/05)

Tarde:

* Reunião geral da Frente: 13h30 no DCE da UFSC.

[editar] Intervenções artísticas

Acrescentem aqui as suas sugestões de intervenções! E se aliste em alguma para fazê-la! ligue para os amigos, convide por email, AGITE!!! Quando for, onde for, como for…

Coreografias

* Marcha da Censura, do grupo Ói nóis aqui Traveis: Agitar uma marcha durante uma passeata onde uma pessoa anda com passos longos e lentos pra frente ora olhando pra esquerda ora pra direita, e a pessoa de trás faz o papel da censura dando os passos juntos e colocando a mão para tapar a visão do da frente, ora estendendo a mão direita ora a mão esquerda. Pode ser feito por todos da manifestação como por um cordão de pessoas, e é importante ter alguns agitadores, convidando mais manifestantes para entrarem na coreografia.

quando: quem:

* Congela: agitar um grupo de umas 50 pessoas para ir num local numa hora especifica (combinada durante a manifestação ou com antecedência) para ir em algum lugar de ampla circulação e do nada congelar, não piscar, não virar o olho, não mexer um fio de cabelo. Combinem o tempo para ficar assim (5 minutos ou mais, talvez sendo acionado pelo despertador de alguém do grupo) e então um descongela (ou todos) e fala da manifestação, panfleta, convida pros atos. Isso chama muito a atenção da mídia e de quem passa! exemplo: Big Freeze em Nova Iorque. Agite você durante qualquer ato!

quando: quem:

* Thriller: Dançar a cláássica coreografia do Michael Jackson (ou um pedaço dela) num lugar público. É super importante ensaiar antes bem num grupo, seja num espaço perto da manifestação ou com ensaios marcados. Seria legal ter o som original tocando no megafone ou equipo de som. Inspirações: na cadeia.

quando: Apresentação marcada para o GRANDE ATO DE QUINTA, no enterro do transporte público. Ensaio marcado para quarta-feira às 16h no DCE. quem: Fernanda, Bodega, (coloque aqui o seu nome)

Poéticas e Musicais

Para fazer nos ônibus:

* tocar+panfletar: entrar no ônibus sem conflito (pagando a passagem) e começar a tocar uma música, declamar uma poesia, ou em grupo cantar uma música, seja ela do movimento (como a música a catraca fosse minha) ou alguma outra qualquer. Se houver resistência do cobrador ou motorista continue, que não há empedimento legal e sempre o público te apoiará. Após uma ou duas músicas/poesias se apresente, diga que está pelo aumento da tarifa, fale do motivo do aumento e chame todos para as próximas manifestações. Se tiver panfleto, paflete (melhor dar para os passageiros repassarem entre eles para ativar a solidariedade deles)! você pode sair do ônibus logo pegar a integração em outro, pagando apenas uma tarifa. método [1]/ ou método e dalhe. QUANTO MAIS GENTE MELHOR!!!

quando: segunda de manhã quem: Bodega, Bianca, Lucas, Kuki, Fernanda

Para as Sinaleiras:

* um grupo de mais ou menos 5 pessoas posiciona-se em sinaleiras mais centrais da região da trindade (e de outros bairros tb, quem quiser fazer), utilizando o tempo do sinal vermelho para abrir uma grande faixa/cartazes informativa(os) sobre a frente de luta pelo não aumento/redução das tarifas de ônibus em Florianópolis, para fazer malabares, entregar balões com mensagens nos carros ou uma mini-esquete representando a atual conjuntura da cidade sobre o transporte público e PANFLETANDO E CONVIDANDO PARA OS ATOS SEMPRE!!! Se o abaixo assinado estiver pronto, pode-se pedir assinaturas.

Possibilidades de sinaleiras: Iguatemi, Dona Benta e arredores… quando: quem:

Para manifestações:

* compor músicas/paródias/palavras de ordem: Abuse da sua criatividade para compor as músicas que serão os hits das manifestações para puxar nos atos, dão pilha fodida e trazem a atenção da mídia positivamente. Um ótimo exemplo é o do Dário/Funk do Jumento. Junte um grupo antes para puxar a composição.

quando: quem:

Sketches Teatrais

Para fazer nos ônibus:

(sugestões cênicas UFSC)

* no terminal alguem se passando por crente pregando a parábola dos vendilhões do templo

quando: quem:

* em um determinado terminal várias pessoas entram com R$3,00 pedindo os 5 centavos de troco.

quando: quem:

* briga de um casal por conta do troco (que talvez o cobrador não tenha mais) ou pelo preço da tarifa. A briga acaba envolvendo o cobrador tambem.

quando: quem:

* assalto – alguem dizendo que se tarta de um assalto o preço da passagem

quando: quem:

* infarto – um senhor (tem dois senhores entre os calouros da cênicas, podemos falar com eles pra cena ser mais real) enfarta ao saber o preço da passagem

quando: quem:

* mulher grávida que vai ter o bebê pelo aumento do preço.

quando: quem:

* perto do ponto determinado todos os que estão participando da intervenção começam a cantar “comporatamento geral” do Gonzaguinha, descem do ônibus cantando como se nada estivesse acontecendo e vão caminhando ate a música acabar.

http://latao.barraroaumento.org/index.php?title=P%C3%A1gina_principal

Anúncios

5 comentários sobre “Barrar o Aumento

  1. A UFSC deveria dar o exemplo e não permitir o acesso de automóveis dentro dfo campus. Só portadores de alguma deficiÊnica e coletivbos que poderiam inclusive circular no campus e só permitir o uso de bicicletas – auxiliaria a saúde do usuários da universxidade, reduziria o ruído e a poluiução

  2. CRISE NO BUSÃO E NO AVIÃOAEROPORTO HERCÍLIO LUZ FLORIANOPOLIS SC, RECEBEU EM 2009 EXATOS 2.108.383 PASSAGEIROS (EXCLUINDO ACOMPANHANTES, COMUNIDADE AEROPORTUÁRIA, IMPRENSA, VISITANTES, ETC.)DE ACORDO COM LINK DA PRÓPRIA INFRAERO: http://www.infraero.gov.br/aero_prev_movi.php?ai=94 POR FGV, ANAC, SNEA, SNA, DENTRE OUTROS, ESTIMA-SE QUE O MOVIMENTO ATINJA: EM 2010 – 2.300.000 DE PASSAGEIROS; EM 2011 – 2.450.000 PASSAGEIROS; 2012 – 2.650.000 PASSAGEIROS; EM 2013 – 2.850.000 PASSAGEIROS; EM 2014 – 3.100.000 PASSAGEIROS.OU SEJA, COM ISSO QUALQUER CRIANÇA EM SEUS INICIAIS ANOS ACADÊMICOS JÁ PERCEBE O GIGANTESCO ERRO CONSCIENTE E HIPER PROPOSITAL QUE INFRAERO + GOVERNO DE SANTA CATARINA VÃO COMETER AO ENTREGAREM CONCLUSÃO DO AEROPORTO EM 2014 (SE ENTREGAREM NESTA DATA), SOMENTE COM CAPACIDADE PARA 2.700.000 PASSAGEIROS/ANO. ENTREGARAM UM AEROPORTO JÁ PEQUENO E COM DEFICT DE 400.000 PASSAGEIROS/ANO.QUANDO "GESTORES" DA INFRAERO E GOVERNO DE SANTA CATARINA SÃO INDAGADOS, APENAS RESPONDEM QUE AEROPORTO PREVE PROJETO COM CAPACIDADE DE EXPANÇÃO. À MAIORIA DOS REPORTES E A POPULAÇÃO ESTA MEDIOCRE RESPOSTA OS SATISFAZ. PORÉM ESQUECEM QUE AEROPORTO JÁ ESTARÁ ULTRAPASSADO NA SUA INAUGURAÇÃO, COM CAPACIDADE ESGOTADA EM 400.000 PASSAGEIROS/ANO (ISSO É MUITO!!!), QUANDO AEROPORTO DEVERIA SER CONSTRUIDO COM CAPACIDADE EXPANDIDA PARA NO MÍNIMO 10 A 20 ANOS A FRENTE (2024-2034), ALGO EM TORNO DE 5.800.000 PASSAGEIROS/ANO.IMPRENSA ATUANTE E POPULAÇÃO PARTICIPATIVA DEVEM REVERTER ESSES ULTRAJES DOS QUE ESTÃO COM A CANETA NA MÃO E O DINHEIRO NA CUECA E MEIAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s