MPL Floripa

Nota de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do transporte coletivo da região metropolitana de Florianópolis

O Movimento Passe Livre Florianópolis (MPL Florianópolis) vem através desta nota pública declarar seu total apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras do transporte coletivo da grande Florianópolis, organizados através de sua entidade de classe, o SINTRATURB.

Entendemos que transformar um direito essencial como o direito ao transporte em mercadoria, ou seja, num serviço prestado e regido pelas “leis de mercado”, servindo aos interesses de meia dúzia de empresários, em detrimento do conjunto da população, não só provoca conseqüências danosas para @s usuári@s do transporte, mas também para os trabalhadores desse ramo.

Apesar da grande imprensa e do empresariado insistirem descaradamente que a paralisação d@s motoristas e cobrador@s deixará milhares de pessoas impossibilitadas de se locomoverem, “esquecem” também que as pessoas já estão privadas de se deslocar pela cidade devido ao preço da tarifa e à distribuição desigual dos espaços públicos que prioriza o carro individual ao invés do coletivo.

As reivindicações do SINTRATURB além de serem completamente legítimas também denunciam o absurdo a que somos diariamente submetidos. Somente uma nova política para os transportes, voltada e gerida pelo conjunto d@s trabalhador@s e da população, que garanta o acesso pleno ao direito de ir e vir (ou seja: a TARIFA ZERO e a MUNICIPALIZAÇÃO do transporte coletivo) pode resolver o dilema colocado pela atual política de transporte e mobilidade urbana.

Diante das fortes resistências populares pela redução das tarifas, os empresários encontraram outras formas de aumentar os seus lucros, gerando invariavelmente prejuízos na qualidade do serviço prestado à população, como diminuição de horários ou piora na manutenção dos ônibus, ou uma maior exploração dos trabalhadores do setor, obrigados a cumprir maiores
jornadas e a condições de trabalho absurdas.

Somente uma luta conjunta daqueles que dependem e usam o transporte coletivo unidos aos trabalhadores e trabalhadoras desse ramo pode mudar esse quadro.

Por um transporte público, gratuito e de qualidade, gerido e acessível pelo conjunto da população.

TARIFA ZERO E MUNICIPALIZAÇÃO JÁ!

Florianópolis, 18 de junho de 2008.

Movimento Passe Livre Florianópolis.





Anúncios

4 comentários sobre “Nota de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do transporte coletivo da região metropolitana de Florianópolis

  1. Seria bom a população se unir e lutar pela Municipalização das empresas de transporte ‘publico’ e pela tarifa zero, mas isso em escala nacional, todos os Movimento Passe Livre, espalhados por todo o país, deveriam começar na mesma data a lutar por esse nosso direito de ir e vir.Tendo em vista que o movimento ocorrendo em todo o território nacional,irá chamar bem mais atenção,e o Estado verá que a população em pesso luta por esse direito. E organizar juntamente ao movimento um referendo(abaixo assinado) para que esse ideal,torne-se realmente um direito de todos os cidadões brasileiros.Vamos à luta!!Pulemos as catracas. E viva a revolução!!Saudações.

  2. Algum membro do mpl Floripa participou do debate que parece que teve ontem 30/06 na UFSC, sobre o transporte público e o problema da mobiidade e acessibilidade em florianopolis?Veja: http://www.agecom.ufsc.br/index.php?id=6969&url=ufscEu não estive, mas alguém do movimento passe livre deveria ter comparecido, pois foi discutido assuntos referentes a mobilidade urbana muito importantes.Se poderem me dar mais informações, meu e-mail é tiago_natel@hotmail.comVlw!!!Tiago Moura

  3. Pessoal do MPL Floripa, sou acadêmico de administração pública da UDESC de Balneário Camboriú e estou iniciando meu trabalho de conclusão de curso. Escolhi como tema o MPL e o transporte coletivo de Floripa, gostaria de estabeler contato com o Movimento (e-mail, fone, nomes…) para aprofundar a visão de vcs e conseguir materiais detalhados e tal. Por favor gostaria de um contato. Meu email: allantrabalhista@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s