MPL Floripa

Dia mundial sem carros – 22 de setembro


Em que cidade você quer viver?

Nossa cidade abriga 250 mil carros, e 515 mil habitantes. Fazendo as contas ficamos com dois habitantes para cada carro, que raramente levam mais do que seu/sua motorista. Balanço negativo para as pessoas, já que os melhores (e grandes!) espaços públicos da cidade são privilégio deles. Os automóveis são os maiores responsáveis pela poluição do ar, mortes por acidente e problemas respiratórios, e, além da destruição do meio ambiente, uma mísera parte do dinheiro que a indústria automobilística movimenta é direcionado a melhoria de vida da nossa população. É assim aqui e em todo o mundo. O carro manda e a gente obedece.

Hoje, dia 22 de Setembro, é um dia especial. Pessoas em todo o mundo se juntam para protestar e inflamar nossas idéias: como melhorar nossa perambulação pela cidade, construir uma cidade livre em que a gente possa ter acesso a tudo o que quiser, quando quiser. Informação, saúde, cultura, educação, lazer são bens que não podem ser privilégio dos esfumaçados e barulhentos carros que circulam por ai, e que pouca gente pode comprar e manter.

O Movimento Passe Livre (feito de pessoas normais, como você, e aberto para participação) vem pensando nessas questões há algum tempo, e te convida a pensar e protestar junto, para tirar das mãos dos mandões da corrupção o futuro da nossa cidade, e de todas as outras.

Queremos uma cidade mais justa, onde possamos circular sem correr o risco de ser atropelad@s, sem o stress das buzinas, da fumaça e dos engarrafamentos, onde as pessoas tenham direito ao transporte coletivo gratuito. Queremos uma cidade mais limpa. No meio do bombardeio de informação sobre o aquecimento global, propomos Tarifa Zero no transporte coletivo, que seja melhor e eficiente, confortável e de qualidade, e que alcance nossas demandas! Se agente se organizar e se juntar, agente consegue. Como já conseguimos antes.

Neste sábado, dia 22, às 10 horas na frente do ticen. Deixe seu carro em casa e ande, pedale, patine ou venha de ônibus. Longe do engarrafamento aproveite para perceber mais sua cidade, e o que ela pode proporcionar. Mas não pare neste dia, todo dia é dia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s