Processo político contra Marcelo Pomar, militante do MPL

Na tarde desta terça-feira, 27 de fevereiro, às 16h15, Marcelo Pomar, integrante do Movimento Passe Livre (MPL), terá de se apresentar ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina para uma audiência de conciliação.
O motivo da audiência é um processo que remonta o dia 16 de fevereiro de 2006. Naquela tarde, movimentos sociais, entre eles o MPL, protestavam por melhorias no transporte coletivo. No contexto havia a implementação de um conjunto de medidas pela Prefeitura, cujo carro-chefe era a unificação do preço das tarifas de ônibus.
Durante a atividade, um grupo de aproximadamente 15 homens fortes e altos atacaram subitamente a manifestação. Rasgaram faixas e panfletos e quebraram o equipamento de som. Os manifestantes de pronto chamaram a atenção de policiais militares presentes na região.
No entanto, os policiais ofereceram escolta aos agressores ao invés de detê-los. Invertendo completamente a situação, os policiais prenderam o militante Marcelo Pomar, que estava entre o grupo dos agredidos. Os policiais acusam Marcelo Pomar de “incitar o crime” afirmando que o militante pediu o linchamento dos agressores. Na realidade, Marcelo pediu justamente o contrário, que as pessoas presentes não os linchassem.
Após o ataque deste grupo organizado, a polícia civil abriu um inquérito para investigar quem seria o mandante da ação. O processo nunca foi levado adiante. Mas não por falta de informações. A identidade do líder do grupo foi até mesmo publicada no encarte AN Capital, do jornal A Notícia. Se trata de Ermelino João Vieira, cujo RG é de nº 2.950.608 e mora no Sul da Ilha.
Este não é o primeiro processo político que Marcelo Pomar e outros militantes do Movimento Passe Livre respondem. Formação de quadrilha, calúnia e crime de imprensa, incitação ao crime, além de interditos proibitórios que impediam a presença de militantes nos terminais de ônibus são algumas das outras acusações já direcionadas ao movimento.

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/02/374183.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑